Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de julho, 2017

NINGUÉM INCLUI NINGUÉM

Texto de Manuel Vazquez Gil Sujeito de sorte, estive reunido com praticamente todos os professores, da rede estadual e da municipal, de Piedade do Rio Grande, uma enorme cidadezinha que cabe no bolso e que roubou minha alma. A essa turma bonita e generosa falei sobre inclusão sob o ponto de vista dos direitos humanos e da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Raramente consegui tanta atenção para uma filosofia que é estranha à maioria, mas que, no entanto, é a ú nica que dá resultados: a inclusão é o resultado dos esforços coletivos em remover obstáculos, e cabe à escola o papel principal nesse esforço. Ou seja: incluir não é encher um estudante de tarefas, intervenções e adultos em volta para que ele possa superar suas dificuldades; incluir é detectar os obstáculos que impedem ou dificultam esse estudante de caminhar ao lado dos seus colegas e, com a ajuda deste últimos, remove-los. Depois, deixar que o próprio estudante escolha as estradas por onde pode segu...