TEXTO DE MANUEL VAZQUEZ GIL O DSM é uma manual específico das doenças mentais. A rigor, autismo não deveria constar de um manual psiquiátrico: o desenvolvimento infantil e seus eventuais desvios são típicos da área da pediatria. A respeito disso, sempre comparo Kanner, um psiquiatra austríaco radicado nos Estados Unidos e Asperger, um pediatra austríaco que se manteve em casa. A pergunta que faço é esta: esses dois médicos nasceram na mesma região da Áustria, eram contemporâneos, tinham o mesmo nível socio-econômico, estudaram na mesma Universidade e foram discípulos das ideias de Bleuler, tanto que, sem poderem se comunicar ou saber o que o outro fazia, deram o nome de "autistas" a alguns dos seus pacientes. Por que os autistas de Kanner e de Asperger eram tão diferentes, a ponto de surgir a denominação "Síndrome de Asperger" aos autistas mais autônomos e brilhantes? Haveria, nos Estados Unidos, apenas autistas clássicos, e na Europa apenas aspies? Ou teria ...
Educação