Texto de Manuel Vazquez Gil Com certeza você já ouviu dizer que cada um de nós tem uma maneira própria de aprender. Embora evidentemente haja diferenças individuais na aquisição do aprendizado, é claro que existe um exagero nessa afirmação, e que podemos agrupar as pessoas em alguns modelos de ensino/aprendizado: não seria possível uma escola com 500 alunos e 500 modelos pedagógicos. Em primeiro lugar, é preciso definir o que é “aprendizagem”. Eu a defino como sendo “o momento em que um sujeito adquire conceitos abstratos e consegue aplica-los em situações reais do seu cotidiano”. Como amarrar um tênis, ou conferir o troco. Tem que prestar atenção agora: há dois eixos principais no fazer diário, cada um deles com dois conceitos opostos. 1 – o eixo sentir-pensar, que será nosso eixo vertical; 2 – o eixo fazer-observar, que será n...
Educação