Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de outubro, 2015

INCLUSÃO

 Por Manuel Vazquez Gil Mais do que um sujeito que vive dentro de escolas todos os dias, tenho idade suficiente para observar o caminhar da inclusão. Embora reconheça a importância e gravidade de acontecimentos pessoais e particulares, busco olhar para a curva histórica que atesta o sucesso menor ou maior desse movimento. Ou seja: tenho consciência de que a inclusão não é um fato isolado, voltada para o meu filho, mas um projeto coletivo que deve beneficiar a todos. E quando digo todos, digo todos mesmo, e não só os alunos com deficiência. Historicamente, a velocidade que se imprimiu à inclusão escolar é admirável: cinco décadas atrás, quando eu estudava, crianças com deficiência ou transtornos da aprendizagem nem ficavam na escola; faz menos de trinta anos que eu ajudei a fechar um manicômio em Santos e transportei autistas de volta pra casa; na virada do século sequer havia leis que obrigassem as escolas a aceitar esses alunos; em 2007 havia pouco mais de 300.000 al...

NADA SOBRE ELES SEM ELES

Texto de Manuel Vazquez Gil Natã é um lindo menino da Escola Municipal Domingos Belém, em Contagem. Filho da doce Ana Paula, a quem tenho o orgulho de conhecer pes soalmente e o prazer de abraçar sempre que nos encontramos, é autista severo. Está há 3 anos na escola, e o termo "está na escola" nunca se aplicou tão bem: ele não ficava na sala de aula, explorava todos os espaços e ficava nervoso quando contido. Reagia com força às contenções. Nunca desistimos dele, para nós ele é um aluno como tantos outros, com os mesmos direitos de ir e vir. Para a missão de socialização do Natã pedimos a colaboração de todos, principalmente dos seus colegas, e eles jamais recusaram, Natã é um deles e não seria abandonado. E contamos com a compreensão e a confiança da mãe no nosso projeto. Pois Natã foi crescendo e se desenvolvendo, acreditando aos poucos que seu lugar era ali, que era aceito e querido, que não havia diferenças de tratamento em relação aos demais colegas, e retribu...