REFLEXÕES Sou professora há 17 anos. Digo que aprendi um pouco de tudo. E talvez não tenha aprendido nada. Entre tantos encontros e desencontros, passagens por várias escolas, duas redes de ensino, tem hora que temos parar e pensar: o que tenho feito como profissional? Avalio que não fiz nada. Apenas uma coisa: com esse tempo todo como professora, só há poucos anos aprendi a avaliar. Já sabia incluir. TODOS participavam da minha aula. Mas na hora de avaliar. "Eu era a professora". Quantas quedas nesse caminho!! Somente depois que entrei para a Sala de AEE é que aprendi a avaliar. Aprendi a respeitar as diferenças e a partir daí criar estratégias de aprendizagem de fato. Fiquei dois anos na sala e foi tempo suficiente para fazer uma pós em AEE, fazer vários cursos e começar o curso de Psicopedagogia. Nesse caminho conheci pessoas fabulosas e envolventes, que me mostraram que é possível fazer diferente, sem ser permissiva e descomprometida com o processo d...
Educação