Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de setembro, 2020

Maria Montessori e a inclusão

  Em 1907, Montessori, inaugurou sua primeira escola: A Casa das Crianças, em um dos bairros mais pobres de Roma. Ela projetou um revolucionário sistema educacional para atender crianças internadas em hospícios, presas em reformatórios, crianças que eram chamadas naquela época de “retardadas”, “deficientes” ou “idiotas”.   Eram crianças que tinham deficiência intelectual, epiléticas, cegas, surdas. Eram crianças pobres e desfavorecidas. Seu método era baseado em CONFIAR NAS CRIANÇAS. “A criança é uma fonte de amor: quando você a toca, você toca o amor”. Para Maria Montessori, as crianças não devem ser perseguidas ou forçadas, devem ser respeitadas e devem viver em um ambiente adequado para seu desenvolvimento. Um tempo depois, ela ajustou o método para atender a todas as crianças. Um projeto que deu tão certo, que hoje, as crianças mais beneficiadas com seu método, são as da camada mais abastadas, famílias ricas que são capazes de arcar com as despesas para receberem...

Aulas remotas na Índia

                                                                            Em vilarejos da zona rural, muitos estudantes afastados da sala de aula não têm acesso a computador e nem a celular, e uma maneira encontrada por professores indianos de levar o conhecimento para os estudantes nesta pandemia tem chamado a atenção Os professores da comunidade perceberam que grande parte de seus alunos passam o dia brincando nas ruas e então decidiram colocar as lições nas paredes das casas dos moradores. Sentados ou em pé, em pequenos grupos, são essas aulas ao ar livre que têm chegado a cerca de 1.7 mil estudantes, entre 6 e 16 anos.   Todos os dias os professores vão ao vilarejo, ensinam e respondem dúvidas dos alunos. As pinturas das paredes são financiadas pela escola e pelas famílias dos al...