Em
1907, Montessori, inaugurou sua primeira escola: A Casa das Crianças, em um dos
bairros mais pobres de Roma. Ela projetou um revolucionário sistema educacional
para atender crianças internadas em hospícios, presas em reformatórios, crianças
que eram chamadas naquela época de “retardadas”, “deficientes” ou
“idiotas”. Eram crianças que tinham
deficiência intelectual, epiléticas, cegas, surdas. Eram crianças pobres e
desfavorecidas.
Seu
método era baseado em CONFIAR NAS CRIANÇAS. “A criança é uma fonte de amor:
quando você a toca, você toca o amor”.
Para
Maria Montessori, as crianças não devem ser perseguidas ou forçadas, devem ser
respeitadas e devem viver em um ambiente adequado para seu desenvolvimento.
Um
tempo depois, ela ajustou o método para atender a todas as crianças.
Um
projeto que deu tão certo, que hoje, as crianças mais beneficiadas com seu
método, são as da camada mais abastadas, famílias ricas que são capazes de
arcar com as despesas para receberem uma educação originalmente melhor que a
tradicional.
Link
para a matéria completa:
https://www.bbc.com/portuguese/geral-53972711
Comentários
Postar um comentário