O livro de Paulo Mattos No mundo da lua, é uma boa indicação de leitura para pais, professores e portadores de TDAH. Ele aborda os sintomas do TDAH e fornece algumas orientações para quem lida ou tem o transtorno. O TDAH pode ser um problema para a vida toda, crônico na maioria dos casos (mais de 60%), causando dificuldade para os estudantes que vão à escola quanto para o adulto que é casado, tem filhos e trabalha. É um livro de perguntas e respostas indicado para quem tem TDAH e não consegue ficar muito tempo preso a leitura.
A seguir uma lista de problemas que ocorrem com maior frequência em portadores de TDAH:
* maior frequência de acidentes,
* mais problemas de aprendizado escolar,
* maior frequência de reprovações,
* maior frequência de expulsões,
* maior frequência de abandono escolar,
* maior incidência de abuso de alcool e drogas no final da adolescência,
* maior incidência de depressão,
* maior incidência de ansiedade.
O TDAH se caracteriza por uma combinação de dois grupos de sintomas:
*DESATENÇÃO
*HIPERATIVIDADE E IMPULSIVIDADE
MÓDULO A: SINTOMAS DE DESATENÇÃO
* prestar pouca atenção a detalhes e cometer erros por falta de atenção,
* dificuldade de se concentrar,
* parecer estar prestando atenção em outras coisas numa conversa,
* dificuldades em seguir instruções,
* dificuldade de se organizar para fazer algo ou planejar com antecedência,
* relutância ou antipatia em relação a tarefas que exijam esforço mental,
* perder objetos necessários para realizar as tarefas do dia-a- dia.
* distrair-se com muita facilidade.
* esquecer coisas que deveria fazer no dia-a-dia.
MÓDULO B: SINTOMAS DE HIPERATIVIDADE E IMPULSIVIDADE
* ficar mexendo com as mãos e os pés quando sentado ou se mexer muito na cadeira,
* dificuldade de permanecer sentado ( sala de aula, mesa de jantar)
* correr ou escalar coisas, em situações que isso é inapropriado,
* dificuldade de se manter em atividades de lazer,
* parecer "ser elétrico" ou a "mil por hora",
* falar demais,
* responder perguntas antes delas serem concluídas,
* não conseguir aguardar a sua vez,
* interromper os outros e ou se meter nas conversas alheias.
EXISTEM TRÊS TIPOS DE TDAH:
* Forma predominantemente desatenta, quando existem mais sintomas do módulo A.
* Forma predominantemente hiperativa/ impulsiva, quando existem mais sintomas do módulo B.
* Forma combinada, muitos sintomas do módulo A e do módulo B.
A ESCOLA
Para o professor lidar com alunos com TDAH, é preciso que ele conheça o transtorno para diferenciá-lo de "má-educação", "indolência" ou "preguiça".
Turmas pequenas são preferíveis.
Professor com "mais jogo de cintura"e criatividade.
Saber distinguir "incapacidade para lembrar ou seguir regras", com falta de vontade de atender regras.
Sentar o aluno na primeira carteira, mais próximo do professor.
Manter rotina constante e prevísível. Estruturação.
Usar forma visual nas explicações.
Estimulação.
Envolver a criança nas discussões de suas dificuldades.
o professor deve modificar o comportamento do aluno gradualmente.
o professor tem que saber equilibrar exigência de cumprimento das regras e flexibilização de comportamento.
É importante distinguir estruturação ( consistência de conduta e planejamento) de rigidez (incapacidade de modificar ou tolerar).
Pode-se colocar o estudante como "ajudante da sala".
O feedback deve ser consistente e imediato.
Deve-se elogiar ou premiar a criança quando ela apresenta um comportamento adequado.
Usar agenda para comunicação com os responsáveis.
Deve-se usar critério diferenciado de avaliação.
Fazer trabalhos em pequenos grupos.
Regras visíveis.
"Uma das metas do tratamento diferenciado é ajudar pessoas a se ajustarem às suas dificuldades, elas devem se sentir confortáveis em ser um pouco diferentes, e com a necessidade de modificações em seu estilo de vida. O professor pode ajudar a classe a entender o problema e a necessidade de "ajudas especiais" ou modificações de expectativas".
Boa leitura!!!
NO MUNDO DA LUA
PAULO MATTOS
ED. CASA LEITURA MÉDICA
A seguir uma lista de problemas que ocorrem com maior frequência em portadores de TDAH:
* maior frequência de acidentes,
* mais problemas de aprendizado escolar,
* maior frequência de reprovações,
* maior frequência de expulsões,
* maior frequência de abandono escolar,
* maior incidência de abuso de alcool e drogas no final da adolescência,
* maior incidência de depressão,
* maior incidência de ansiedade.
O TDAH se caracteriza por uma combinação de dois grupos de sintomas:
*DESATENÇÃO
*HIPERATIVIDADE E IMPULSIVIDADE
MÓDULO A: SINTOMAS DE DESATENÇÃO
* prestar pouca atenção a detalhes e cometer erros por falta de atenção,
* dificuldade de se concentrar,
* parecer estar prestando atenção em outras coisas numa conversa,
* dificuldades em seguir instruções,
* dificuldade de se organizar para fazer algo ou planejar com antecedência,
* relutância ou antipatia em relação a tarefas que exijam esforço mental,
* perder objetos necessários para realizar as tarefas do dia-a- dia.
* distrair-se com muita facilidade.
* esquecer coisas que deveria fazer no dia-a-dia.
MÓDULO B: SINTOMAS DE HIPERATIVIDADE E IMPULSIVIDADE
* ficar mexendo com as mãos e os pés quando sentado ou se mexer muito na cadeira,
* dificuldade de permanecer sentado ( sala de aula, mesa de jantar)
* correr ou escalar coisas, em situações que isso é inapropriado,
* dificuldade de se manter em atividades de lazer,
* parecer "ser elétrico" ou a "mil por hora",
* falar demais,
* responder perguntas antes delas serem concluídas,
* não conseguir aguardar a sua vez,
* interromper os outros e ou se meter nas conversas alheias.
EXISTEM TRÊS TIPOS DE TDAH:
* Forma predominantemente desatenta, quando existem mais sintomas do módulo A.
* Forma predominantemente hiperativa/ impulsiva, quando existem mais sintomas do módulo B.
* Forma combinada, muitos sintomas do módulo A e do módulo B.
A ESCOLA
Para o professor lidar com alunos com TDAH, é preciso que ele conheça o transtorno para diferenciá-lo de "má-educação", "indolência" ou "preguiça".
Turmas pequenas são preferíveis.
Professor com "mais jogo de cintura"e criatividade.
Saber distinguir "incapacidade para lembrar ou seguir regras", com falta de vontade de atender regras.
Sentar o aluno na primeira carteira, mais próximo do professor.
Manter rotina constante e prevísível. Estruturação.
Usar forma visual nas explicações.
Estimulação.
Envolver a criança nas discussões de suas dificuldades.
o professor deve modificar o comportamento do aluno gradualmente.
o professor tem que saber equilibrar exigência de cumprimento das regras e flexibilização de comportamento.
É importante distinguir estruturação ( consistência de conduta e planejamento) de rigidez (incapacidade de modificar ou tolerar).
Pode-se colocar o estudante como "ajudante da sala".
O feedback deve ser consistente e imediato.
Deve-se elogiar ou premiar a criança quando ela apresenta um comportamento adequado.
Usar agenda para comunicação com os responsáveis.
Deve-se usar critério diferenciado de avaliação.
Fazer trabalhos em pequenos grupos.
Regras visíveis.
"Uma das metas do tratamento diferenciado é ajudar pessoas a se ajustarem às suas dificuldades, elas devem se sentir confortáveis em ser um pouco diferentes, e com a necessidade de modificações em seu estilo de vida. O professor pode ajudar a classe a entender o problema e a necessidade de "ajudas especiais" ou modificações de expectativas".
Boa leitura!!!
NO MUNDO DA LUA
PAULO MATTOS
ED. CASA LEITURA MÉDICA

Comentários
Postar um comentário