No dia 27 de novembro de 2015, na Puc Minas, Contagem, a Secretaria de Educação promoveu um seminário bem bacana sobre as práticas de educação inclusiva no município.Na parte da manhã, duas palestras abrilhantaram nossa mente: Manuel Vázquez Gil, passeou pela legislação que rege a educação inclusiva no Brasil, dissertou desde o modelo médico até modelo atual,o modelo dos Direitos Humanos. Enfatizando que, nós, que trabalhamos na rede pública, só podemos trabalhar dentro desse modelo, pois o Brasil é signatário da ONU e que estamos sim, trabalhando bem, é um caminho de um passo todos os dias. Nivania Reis, falou sobre a Tecnologia Assistiva, mostrou softweres de acesso livre e pagos. Demonstrou a eficiência de cada um e seu uso e também deu dicas de como criar acionadores simples para atender a demanda de alguns estudantes ou até a falta de recursos.
A tarde, foram realizadas algumas apresentações do que vem ocorrendo no município, ações da secretaria e as ações realizadas nos interiores das escolas. Foram apresentadas as ações do AEE Móvel, um trabalho bem elaborado de estimulação às crianças pequenas dentro dos Cemeis, unidades de EI. Contagem, saiu na frente em relação a legislação, oferecendo este serviço desde 2012, ficou um tempo sem ação, mas voltou a todo vapor desde o inicio de 2015. Duas mães de estudantes da rede, uma menina autista e um menino surdo, deram seu depoimento sobre o que sentem sobre a educação da cidade. Relataram com alegria o desenvolvimento dos filhos, aceitam suas limitações e apoia escola no trabalho que desenvolvem. Um ex-estudante da rede, que agora esta na universidade, contou de seus desafios por esse longo caminho de ser uma pessoa com deficiência. Cursa engenharia e afirmou que é um vencedor, que a deficiência nunca o limitou. Uma professora do AEE da sala de recursos, fez o relato de seu trabalho junto a mães de estudantes autistas das escolas que atende, o trabalho foi apresentado no Geine, da UFMG. Nós, da E.M. Domingos Belém, também fizemos o nosso relato. Demonstramos o resultado da assessoria desse 2015. Foi realizado na escola, o Projeto Aprendendo a Aprender, sob a supervisão de Manuel Vazquez Gil. Atendemos a todos os estudantes que apresentaram alguma dificuldade e com deficiência. Foram avaliadas as observações de professores, da psicopedagoga, do psicólogo e junto com a família e o estudante, buscamos intervenções para a melhora do desempenho desses alunos.Tivemos um sucesso enorme, na diminuição do número de retenções e diminuição do número de auxiliares especializados que acompanham os estudantes com deficiência. Inclusive esse tema também foi apresentado no Geine, da UFMG. Relatamos, eu e a professora Izabela, que todo esse trabalho de sucesso, só foi possível graças ao envolvimento de todos. Parabéns ao grupo de funcionários do Belém!

Comentários
Postar um comentário