REFLEXÕES
Sou professora há 17 anos.
Digo que aprendi um pouco de tudo. E talvez não tenha aprendido nada.
Entre tantos encontros e desencontros, passagens por várias escolas, duas redes de ensino, tem hora que temos parar e pensar: o que tenho feito como profissional?
Avalio que não fiz nada.
Apenas uma coisa: com esse tempo todo como professora, só há poucos anos aprendi a avaliar.
Já sabia incluir. TODOS participavam da minha aula. Mas na hora de avaliar. "Eu era a professora".
Quantas quedas nesse caminho!!
Somente depois que entrei para a Sala de AEE é que aprendi a avaliar. Aprendi a respeitar as diferenças e a partir daí criar estratégias de aprendizagem de fato.
Fiquei dois anos na sala e foi tempo suficiente para fazer uma pós em AEE, fazer vários cursos e começar o curso de Psicopedagogia. Nesse caminho conheci pessoas fabulosas e envolventes, que me mostraram que é possível fazer diferente, sem ser permissiva e descomprometida com o processo de aprendizagem.
Hoje estou na direção da Escola.
Tivemos uma reunião e onde ao falar do processo de avaliação e intervenção que devemos efetivar junto aos estudantes, ouvi comentários como:
"... outras redes já tinham problema, agora começou essa palhaçada aqui também..."
"....lembra do caso tal, você participou e reprovou também"
"...contava com seu apoio, para a reprovação...foi uma decepção"
E a partir daí, pude dizer: " é verdade, eu reprovei e agora eu mudei", "eu estudei e vi que é possível fazer diferente".
“Queremos garantir a aprendizagem sem cair na forma mais cômoda que é a de reprovar”( Maria do Pilar Lacerda)
Comentários
Postar um comentário