Texto de Manuel Vázquez Gil
Embora pareçam sinônimos, esses dois termos não se confundem e precisam ser compreendidos:
a) Personalidade deriva do latim “personare”, junção de “per” (através de) + “sonare” (soar), e fazia referência às máscaras que os atores de teatro usavam e que, ao mesmo tempo em que escondiam suas identidades para que pudessem interpretar vários papeis (em especial o de mulheres, que eram proibidas de atuar), também aumentavam o volume da voz, daí o nome. Modernamente, personalidade diz respeito à individualidade de uma pessoa, aquilo que a distingue de outras.
b) Caráter, do grego “karakter”, significa, etimologicamente, “marca gravada, sulcada”. Deriva de “kharax”, instrumento pontiagudo usado para gravar marcas em objetos diversos. Caráter, então, é o conjunto de qualidades, boas ou más, que identificam o comportamento moral de um sujeito ou um grupo de sujeitos, e que estão gravadas na sua personalidade.
Assim, embora a personalidade esteja pronta aproximadamente aos oito anos de idade, o caráter continua sendo moldado por praticamente toda a vida, embora seja desejável que esteja estável no fim da adolescência. Como costumo falar, o que importa é como se encaminham a criança e o adolescente, porque a personalidade sádica está tão presente no assassino cruel quanto grade cirurgião.
Existem nove tipos de caráteres, todos com prós e contras, mas há os que se adequam melhor à vida em comunidade, que é a que praticamos hoje. Aproveite o domingo prolongado e descubra o seu:
1 – Perfeccionista: acha que o dever é mais importante do que o prazer, e que os instintos naturais têm que ser controlados. Noções de bondade, solidariedade e correção são autoritárias exatamente porque têm que ser perfeitas.
2 – Falso amor: para estes, o amor justifica tudo, a emoção é mais forte do que o pensamento, a pessoa se sente especial e merecedora de privilégios e atenções. Manipuladoras, as pessoas deste item acham que o outro não conseguiria viver sem elas (o que será dele se eu morrer?).
3 – Engano: estas pessoas têm a impressão de que todo mundo finge, e que o mundo é um enorme teatro. Pensando desta maneira, concluem que o fingimento é o caminho para o sucesso. Dessa maneira, escondem seus verdadeiros sentimentos, e pensam que ninguém os aceitaria se não fossem úteis.
4 – Inveja: supõem, erroneamente, que não são tão bons quanto os outros, e isso causa a sensação de que a vida lhes deve uma compensação. Estas pessoas acreditam que, revisando o passado, conseguem muda-lo. Idealizam o sofrimento (quanto mais sofro, mais nobre eu sou).
5 – Avareza – dirigem-se pelo princípio da economia: é melhor guardar minha energia para amanhã do que gasta-la com relacionamentos hoje. Antes precisar de pouco, portanto sonhar baixo, para não se arriscar a depender do outro. Melhor ficar sozinho, quanto menores forem os compromissos maior a possibilidade de liberdade e felicidade.
6 – Medo – sensação de que não é capaz de vencer com os próprios recursos, são autoritários por necessidade de segurança pessoal. Não consegue confiar no outro, e duvida das próprias sensações e intuições. Embora valorize a autoridade, não a vê necessariamente como uma coisa boa.
7 – Gula – otimistas, as pessoas deste item acham que estão bem e todo mundo também está bem. Sentem a autoridade como uma coisa má, nada é proibido para quem tem talento, e a melhor maneira de vencer é através do charme pessoal.
8 – Luxúria – acreditam que é preciso arriscar para vencer, e que a vida é uma eterna luta entre fortes e fracos, onde os primeiros sempre vencem. Dá valor excessivo à auto-suficiência e abomina a dependência. Nessa luta, é válido causar sofrimento ao outro, já que quando era fraco também sofria. Se querem alguma coisa, pegam, não importa o que esteja no caminho. Acham que a virtude é uma hipocrisia e que as regras sociais são obstáculos, devendo agir pelos impulsos.
9 – Indolência – adaptáveis por natureza, pessoas deste item dirigem suas energias para a solução de conflitos. Melhor não pensar demais, para evitar sofrimentos. Na tentativa de evitar o conflito, preferem conformar-se e apoiar ideologias conservadoras. Acredita que não é bom ser egoísta, e que é melhor compreender (e muitas vezes submeter-se) às necessidades do outro. Seu lema é: não ponha em risco a harmonia.
Divirta-se, faça o desenho do seu caráter, a vida está cheia de kharax para permitir novos sulcos na sua alma. Sua personalidade e as pessoas próximas a você agradecem.
Comentários
Postar um comentário