Texto de Manuel Vazquez Gil
A diferença básica e mais pronunciada entre as teorias de Vigotsky e Piaget diz respeito à comunicação: enquanto o primeiro acreditava que a primeira comunicação de uma criança é social e depois evolui para a egoica, o segundo pensava o contrário: primeiro a criança desenvolveria uma comunicação egoica para depois evoluir para a social.
Lendo o que escrevi cuidadosamente e pensando sem muito refletir, você tenderá a concordar com Piaget. O que vemos no cotidiano são crianças voltadas para si mesmas e falando tatibitates, evoluindo para sons reconhecíveis, palavras, frases e, finalmente, desenvolvendo uma linguagem social.
Mas, se parar para pensar um pouco, verá que a criança só começa a se comunicar por uma necessidade social, de interagir com as pessoas próximas, e alguns anos mais tarde é que vai desenvolver o uso do "eu". Assim, a linguagem primária da criança seria social, inclusive se chamando pela terceira pessoa, como se fosse o outro, e depois começa a usar o eu, que caracteriza a linguagem egoica.
Essa diferença de concepção pautou a prática dos dois: Para Piaget, a criança tem um desenvolvimento cognitivo que acompanha e que depende do desenvolvimento físico e fisiológico. As fases do desenvolvimento que cunhou explicam bem isso, e mostram que cada criança tem seu tempo. Sugere que devemos e precisamos esperar esse tempo para que a criança possa aprender.
Já Vigotsky acreditava que podíamos apressar as fases, dando incentivos para a criança. Criou a ZDP, Zona de Desenvolvimento Proximal, que pode ser resumida assim: a criança tem uma Zona de Desenvolvimento Real (por exemplo, sabe calçar os tênis sozinha) e uma Zona de Desenvolvimento Potencial (com ajuda, consegue dar os laços nos cadarços). A ZDP é justamente a distância, no tempo, que a criança levará para dar os laços sem ajuda, e é nessa zona que pais e educadores devem trabalhar, sem necessariamente esperar o tempo piagetiano.
Uso bastante a ZDP com minhas crianças. Oriento pais e professores sobre reconhecer as Zonas Reais e Potenciais, e elaboro com eles intervenções que naveguem na ZDP e aproximem as duas. quanto a Potencial se torna Real, outra potencial surge, e vamos em frente nessa corrente.
Acredito em Vigotsky, porque assisto isso todos os dias há décadas: a comunicação só acontece se houver uma necessidade social de interação. Não é automática nem é egoica, é social. Até por isso falo que medicamentos e terapias são placebos que só funcionam porque há seres humanos interagindo entre si. O verdadeiro remédio é o contato e o vínculo, tudo mais é auxiliar que não funcionaria se fosse executado por robôs.
Comentários
Postar um comentário