O professor de ética da E.M. Domingos Belém,Miguel Lunkes, reproduziu alguns jogos para os estudantes. Trabalho totalmente artesanal, onde os estudantes contribuíram com alguns materiais recicláveis.
Jogo da onça e os cachorros
Fazia parte da cultura dos índios brasileiros.É um jogo de estratégia para dois jogadores.Um atua como onça, com o objetivo de capturar as peças do adversário.O outro atua como os cachorros, com o objetivo de encurralar a onça e deixá-la impossibilidade de movimentação. O jogo mostra como é importante saber lidar com a individualidade e com o coletivo. Trabalha estratégia, raciocínio e posicionamento.
Speculate
Era jogado pelos envolvidos na Guerra de Tróia, para aliviar as tensões e também era jogado pelo clero. O Speculate remonta a jogos de dados tradicionais, mas adiciona uma dose de estratégia.Destaca-se pela capacidade de envolver e prender a atenção de um grupo de pessoas. Trabalha senso de oportunidade e capacidade de adaptação.
Senet
É um dos mais antigos jogos de tabuleiro conhecidos e remonta ao Egito Antigo.Simboliza a luta da alma do jogador contra o mal ou contra as forças inimigas. Trabalha estratégia e raciocínio.
O jogo da Velha
O jogo se popularizou na Inglaterra do século 19, quando as mulheres se reuniam nos finais da tarde para conversar e bordar. Porém, as mais idosas,por não conseguirem mais bordar, se entretiam com o jogo, que ficou conhecido "nós e cruzes". No Brasil ficou conhecido como jogo da velha.É um jogo de estratégia, raciocínio e posicionamento.





Comentários
Postar um comentário