Estudiosa no assunto, durante esse mês de abril, vou apresentar as ideias de Manuel Vázquez Gil, descritas no seu livro "O Dom do Autismo".
Para o autor, "autista é aquele que se faz por si mesmo", pois este é o significado da palavra em grego, aquele que se faz por si só. Todas as vezes que fazemos alguma coisa que ninguém nos ensinou , cometemos um ato autista.
Estimulando-nos a pensar quando diz que, nenhuma ideia é boa se não é simples o suficiente para que entendamos sem precisar de explicações, ou seja, as respostas de um enigma nunca estão no próprio enigma, estão sempre dentro de nós.
O ponto central do livro é: o autismo é um dom, não um transtorno, que se desenvolve à medida em que a criança é aceita naturalmente por aqueles que a amam e cuidam.. É função da família e da escola descobrir e incentivar esse dom, e deixar que esse simples desenvolvimento faça a inserção social da criança.
Ele diz que isso parece simples, e é.
Não há sabedoria no complexo.
Até a próxima parte!
Abraços

Comentários
Postar um comentário