Dos dias 22 a 24 de setembro de 2016 a Abraça realizou o I Encontro Brasileiro de Pessoas Autistas, em Fortaleza.
A ABRAÇA é uma Associação para Ação por Direitos das Pessoas Autistas e o EBA teve como objetivo dar voz e vez aos autistas. Foi um evento de escuta,onde nós profissionais e familiares ouvimos as exposições e os debates sobre questões importantes que afetam a vida dos autistas, promovendo seus direitos e reconhecendo seus talentos, suas vozes e suas capacidades.
Deram um show em organização, respeito e equilíbrio. Foram cuidadores uns dos outros, recebendo e dando a vez de fala. Para alguns, pequenas adaptações como sintetizadores de voz, menor tempo de permanência na mesa, ledores ou até uma máscara para proteger o rosto, de um autista francês. Ninguém se abateu, andaram, falaram, discutiram e quem não quis simplesmente ficou ali com ouvidos atentos a tudo. Corrigindo apenas quando necessário, os nossos erros. Não se esconderam da filmagem e nem se inibiram. Foram como são: pessoas!
Considero hoje, que esse encontro, foi um marco histórico na minha vida. Jamais serei a mesma.
Como me ensinaram!
Isentos de titulações e livres de qualquer processo que sugira quem é mais ou quem é menos, ou de quem sabe mais ou sabe menos.
Ainda os olhos enchem de lágrimas com cada lembrança, com cada palavra, com cada ação. Cada sorriso e cada abraço ficará eternamente gravado no meu coração e na minha mente.
Obrigada meninos e meninas!
Comentários
Postar um comentário