Texto de Manuel Vazquez Gil
Já disse pra você que a harmonia da vida depende do equilíbrio entre seu lado Procusto, seu lado Édipo e seu lado Narciso. Se você conseguir ser um terço de cada um deles, viverá em paz e harmonia com a natureza, com o outro e consigo mesmo. Se desequilibrar essa balança tripla, terá problemas sérios e conflitos difíceis de resolver.
Já disse também que se trata de harmonia, não de equilíbrio. O princípio da vida é o desequilíbrio, começando pela própria dinâmica celular: é um estímulo que desequilibra a célula para que ela possa se dividir e criar a vida.
E como encontrar a harmonia dentro do desequilíbrio? Sendo, no dia a dia, um inteiro composto dos três terços. Se não der pra fazer isso todos os dias, pelos menos que a conta feche todas as semanas.
Dessa forma, você precisa ser pai Procusto um terço do tempo. Ser pai, você sabe, significa cuidar, ouvir, brincar, respeitar. Despir-se de todos os outros papeis que tem que fazer e ser simplesmente pai. Sem desejos ou ânsias de ser o professor, o terapeuta, o policial, o juiz. Ser pai do seu filho e deixar que ele absorva todo o amor e experiência do pai, para que ele mesmo possa ser um pai assim no futuro.
Precisa reservar um terço do seu tempo para ser Édipo filho. Mesmo que já não tenha pais, precisa continuar a ser filho. Meu pai um dia me disse, quando já estava à espera da morte, que era o homem mais feliz da terra porque pode ser meu filho durante a dolorosa doença. Foi como se tivesse agradecido ao câncer a oportunidade de ser meu filho por muitos meses. Mas muito antes disso, durante toda nossa convivência, ele foi meu filho e até filho da minha filha em muitos momentos da vida, e tenho certeza de que esses momentos generosos forjaram muita coisa boa dentro de mim.
E precisa reservar um terço do seu tempo para ser Narciso. Cuidar de si mesmo, amar-se egoisticamente, querer ser amado. Mergulhar no lago, sem medo e sem culpas, com a certeza de que, na volta, encontrará tudo da forma como deixou e poderá usufruir do seu tempo de ser Procusto e ser Édipo, cuidar e ser cuidado.
Muitas pessoas me dizem que não têm tempo pra isso, que têm um filho autista pra cuidar, que não podem se afastar um minuto, e nem sempre percebem que o processo é inverso, que a dependência e o medo são delas, não dele. Procustos em tempo integral, ficam doentes e perdem um pouco da capacidade de cuidar e de se cuidar. Ninguém é imune ao danos da vida quando não cumpre a regra dos três terços, porque ninguém vive em harmonia se não está inteiro.
Se julgamos nossos pais é porque não os amamos; se julgamos nossos filhos é porque não os amamos; se nos julgamos, é porque não nos amamos. Jamais julgamos aqueles que amamos, e só julgamos porque estamos em desarmonia com a vida.
Desequilibre-se e encontre a paz.

Comentários
Postar um comentário