De acordo com o site "Sua Pesquisa", Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.
Historiadores encontraram informações que levam a concluir que uma festa de passagem era comemorada entre povos europeus há milhares de anos atrás. Principalmente na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos da Antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera eram de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.
Nada descrito, remonta ao significado de comércio que existe hoje: sem coelho e chocolate, nós ocidentais, não celebramos a "passagem". Dando sentido à descrição, estamos banhados na imensa e contagiante semana da lua cheia, que tem encantado amantes e feito homens e mulheres, pararem para contemplarem essa LUZ que vem dos céus.
Mais próximo e não menos importante, são nossas atitudes de passagem. Para quem ainda consegue morar em bairros onde a verticalização não impera, podemos ver crianças e adolescentes ainda brincarem nas calçadas. Hoje pela manhã, uma dessas crianças não brincava, saía pelas ruas com um carrinho vendendo deliciosos picolés, na sua descrição. Na maior das surpresas, diante da nossa certeza de bons cidadãos, um outro vizinho que ao nosso olhar discriminatório ( por ser um dependente químico), não tem "bom exemplo", indagou ao adolescente o porque de não estar na escola naquele horário. O garoto não exitou em responder que hoje é "feriado, não tem aula". Insistente, o rapaz, concluiu: " não pode sair para ganhar dinheiro agora, tem que estudar." Para quem viu e ouviu, isso é Páscoa, isso é a "Passagem". E mais importante: com isso deseja que o outro, tenha mais "passagens" que ele e entende que a escola é um caminho.
Descrição da imagem: adolescente do sexo masculino empurrando um carrinho azul onde vende picolés, nas ruas das cidades.

Comentários
Postar um comentário