Texto de Manuel Vázquez Gil
Cientistas que se denominam "neuro" criam métodos e ferramentas na tentativa de mapear o cérebro, e acreditando que, obtendo o mapa, vão decifrar a mente. Como faziam os cartógrafos do Séc. XV.
Não param pra pensar que cérebro é uma coisa, mente é outra, e que não existe nenhum método não invasivo de estudar a mente: a simples presença do examinador na frente do sujeito muda a configuração da mente e o modo de pensar.
O método menos invasivo (e não é que não seja) de estudar a mente de um sujeito é a Psicanálise. Embora, claro, seja imperfeito, porque depende, como em qualquer atividade humana, da interpretação do analista.
Luan dá uma palhinha: está é um desenho de 2013, quando ele tinha 11 anos, feito durante uma "fuga para o seu próprio mundo", na sala de aula, e ao qual ele mesmo deu o título de "as formas da mente".
Análises?

Comentários
Postar um comentário