Por Manuel Vázquez Gil
1994 - a partir de estudos de Lorna Wing e Cristopher Gillberg, que fizeram a revisão dos casos de Hans Asperger, é sistematizada a Síndrome de Asperger e apensada, no CID-10, aos Transtornos Globais do Desenvolvimento, sob o código F84-5.
Nesse mesmo ano, é publicada a revisão do DSM-IV.
2005 - a Aspies for Freedom, organização não governamental americana, fundada e administrada por autistas aspies, decreta o dia 18 de junho como Dia Internacional do Orgulho Autista. Começa a bater no DSM e nas intervenções invasivas, que visam mudar a personalidade autista e buscar a cura do autismo. É o principio da luta pela neurodiversidade.
2015 - O DSM-V decreta o fim da síndrome de Asperger e da neurodiversidade, através do termo TEA - Transtorno do Espectro do Autismo. O termo é acolhido pelas comunidades autistas americanas e brasileiras, e é disseminado por uma eficiente rede de marketing farmacêutico e terapêutico. O objetivo, agora, é fornecer medicamentos e terapias para que o autista possa subir de nível dentro do espectro do seu segmento.
A história mostrará que o TEA foi o maior golpe desferido contra a neurodiversidade e a luta dos aspies pelo direito de continuarem aspies.
Por que só eu consigo ver isso?
Comentários
Postar um comentário